segunda-feira, 7 de outubro de 2013

B'Day Special: Na Sua Estante


Para recomeçar a maratona de posts especiais do B'Day Special do blog, trago novamente a coluna que estreou no último aniversário do The Queen C World, "Na Sua Estante". E, para variar um pouquinho, dessa vez o post não é sobre o último livro da Hilary Duff (conferir "Elixir" e "Devoted"). O livro escolhido pra esse post especial é o delicioso "O Lado Bom da Vida", de Matthew Quick.
"Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele 'lugar ruim', Pat não se lembra o que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um tempo separados. 
Tentando recompor o quebra-cabeça de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistas sua mulher, porque ele acredita em finais felizes. 
Uma história comovente e encantadora, de um homem que não desiste da felicidade, do amor e de ter esperança". 
Esse é o resumo do livro, que vem na parte de trás. Esse resumo nos mostra o que poderemos esperar do livro: uma história nada convencional! A obra deu origem ao filme, indicado a 8 prêmios Oscar esse ano, e eu tenho que confessar: assisti ao filme antes de ler o livro e me apaixonei pela história.
No começo do livro, nós vemos o protagonista, Pat Peoples, saindo da clínica psiquiátrica onde estava internado, tendo como objetivo único reencontrar sua esposa, Nikki, de quem estava temporariamente separado, desde que ele fez algo muito ruim do qual não se lembra.
Acreditando ter passado somente alguns meses no "lugar ruim", quando na verdade foram anos, Pat volta pra casa de seus pais e tem que enfrentar sua reabilitação no mundo ao mesmo tempo que enfrenta o pai que não quer falar com ele, os amigos pisando em ovos, o irmão que quer uma reaproximação, a esposa que não quer vê-lo, seu terapeuta nada convencional e sua nova amiga, a louca Tifanny.
Pat nos conquista logo de cara, com sua infantilidade e doçura, além de sua inocência em relação ao que aconteceu antes de sua internação. Seu problema em ouvir Kenny G., além de suas sessões de terapia nos trazem momentos engraçados. Assim como sua relação, a princípio estranha, com Tifanny. É essa nova amizade diferente que mais colabora para a melhora de Pat e que vira seu mundo de cabeça pra baixo.
O livro, apesar de parecer bem divertido, também traz momentos dramáticos, como a necessidade forte do protagonista reencontrar a esposa, além de não conseguir se lembrar do que aconteceu - e, posteriormente, quando ele lembra - que nos fazem percebê-lo como uma pessoa, fazendo com que nos importemos com ele.
O autor, Matthew Quick, está de parabéns pela obra nada convencional que escreveu e se tornou best-seller. A trama é rica, cativante e impossível de largar antes do fim. É uma história sobre otimismo, decisões e arrependimentos, além de superação, com a mensagem de que pode existir um final feliz pra todo mundo. É linda, mesmo.

"O Lado Bom da Vida" - Matthew Quick
Editora: Intrínseca
Lançamento: 2012
Nº de páginas: 254
Pontuação: 5 estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...