terça-feira, 14 de maio de 2013

Personality Of TQCW

Depois de alguns meses, vamos ao primeiro Personality de 2013! Por pura coincidência, acabei fazendo o post no dia que completa exatamente 26 anos que a nossa Diva da vez morreu. A escolhida foi a atriz Rita Hayworth. Vem conhecê-la melhor!
Rita nasceu Margarita Carmen Cansino, dia 17 de outubro de 1918, em Nova York. Era filha de um dançarino flamenco e de uma atriz e dançarina americana. Aos 8 anos, mudou-se com a família para o oeste de Hollywood, onde criaram sua própria escola de dança, que acabou falindo por conta da Grande Depressão. Iniciou a carreira dançando ao lado de seu pai em boates mexicanas e, enquanto dançava em em clube, foi descoberta pelo diretor da Fox Film Corporation, em 1935. Uma semana depois, ela foi levada para Hollywood e teve um contrato de seis meses assinado com o estúdio e agora atendia pelo nome de Rita Cansino. Durante o período na Fox, teve pequenas participações em 5 filmes, destacando-se pela dança e beleza, mas não teve o contrato renovado.
Em 1937, com 18 anos, casou-se com seu empresário, Edward Judson, que tinha o dobro de sua idade, e conseguiu um teste com a Columbia Pictures. Foi contratada a longo prazo pelo chefão do estúdio, Harry Cohn, e começou a fazer pequenos papeis. Em sua estreia na Columbia, ficou ruiva e mudou o nome para Rita Hayworth (sobrenome de solteira de sua mãe).
Emprestada pela Columbia à Warner Bros., Rita fez uma participação no filme "Uma Loira com Açúcar", de 1941, e despertou grande interesse do estúdio, que queria contratá-la mas foi vetado pela Columbia. Nos anos que se seguiram, Rita foi a estrela dos musicais do estúdio, firmando-se como a maior estrela romântica dos anos 40. Porém seu grande sucesso culminou com seu divórcio, em 1942.
O auge de seu sucesso veio em 1946, ao estrelar o clássico noir "Gilda". O striptease subentendido da estrela e o tapa que leva de Glenn Ford, seu companheiro de cena, só serviram para apimentar o filme e transformá-lo em um grande sucesso de bilheteria. Porém, Rita Hayworth nunca mais conseguiu superar o personagem icônico, e a partir daí, sua carreira entrou em declínio.
Seu último grande sucesso veio em 1957, com o filme "Meus Dois Caminhos", ao lado de Frank Sinatra e Kim Novak, tida como a nova rainha da Columbia.
Rita casou-se 5 vezes, entre elas com um príncipe (sendo a primeira atriz de cinema a ser princesa) e teve duas filhas, Rebecca e a princesa Yasmin Aga Khan.
Morreu na casa da filha Yasmin, em Nova York, vítima do Mal de Alzheimer, do qual sofria desde 1960, aos 69 anos, em 14 de maio de 1987.
Hayworth é considerada por muitos com a atriz mais bonita da história do cinema, a despeito de Marilyn Monroe e Greta Garbo. Sua beleza real não transparece totalmente em fotos. Deixou como legado filmes clássicos e sua beleza estonteante e inesquecível. Assim como sua Gilda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...