segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Personality Of TQCW

Depois de um loooooongo hiato, o Personality voltou para o aniversário do TQCW essa semana! Depois de conhecer mais sobre três grandes divas (Elizabeth Taylor, Audrey Hepburn e Marilyn Monroe), chegou a vez de conhecermos mais uma: a atriz britânica Vivien Leigh.


Vivien nasceu Vivian Mary Hartley, dia 5 de novembro de 1913, em Darjeeling, na Índia, quando o país pertencia ao Império Britânico. Mudou-se com seus pais para a Inglaterra com o fim da Primeira Guerra Mundial. Aos 6 anos foi estudar em um colégio interno, onde acabou conhecendo Maureen O'Sullivan, que se tornaria uma grande estrela anos depois.
Vivian entrou para a Academia Real de Artes Dramáticas em 1932, aos 18 anos, mas acabou saindo para se casar com o advogado Hebert Leigh Holman, de 31 anos. Em 1933, nasceu a primeira e única filha da atriz, Suzanne Holman. Depois, Vivian voltou para a Academia a fim de concluir seus estudos e se tornar uma atriz. A mudança no nome foi ideia de seu empresário na época.
Não teve muito destaque no começo da carreira. Atuou em 3 peças antes de fazer seu primeiro filme, de um contrato de 5 anos. Em sua estreia como protagonista no filme "Fogo sobre a Inglaterra", contracenou com o ator Laurence Olivier. Com o fim das filmagens, era claro que eles estavam apaixonados. Eles se divorciaram de seus parceiros, mas só se casaram em 1940, por causa da demora de seus divórcios. A educação de Suzanne, filha da atriz, ficou sob a responsabilidade de sua mãe.
O auge de sua carreira veio em 1939 quando estrelou o filme "...E o Vento Levou". Vivien intepretou a inesquecível Scarlett O'Hara e ganhou seu primeiro Oscar pelo papel que a marcaria pelo resto da vida.
Nos anos 40, sua popularidade ainda estava no auge. Protagonizou os filmes "A Ponte de Waterloo" e "Lady Hamilton, a Divina Dama", além da peça "The Skin of Our Teeth", que foi um grande sucesso. Porém, depois de 3 meses de apresentações, Vivien teve que ficar de repouso por conta de uma tuberculose.
Vivien Leigh e Marlon Brando em "Uma Rua Chamada Pecado"
Em 1947, Laurence Olivier virou cavaleiro e o casal passou a ser Sir e Lady Olivier. Em 1951, veio outra chance da atriz se destacar e sair da sombra de Scarlett O'Hara: ela foi a protagonista do filme "Uma Rua Chamada Pecado", onde contracenou com Marlon Brando. Por sua atuação impecável da destemperada Blanche DuBois, recebeu seu segundo Oscar.
Nos anos 60, ela trabalhou muito pouco e acabou se divorciando do marido, alegando adultério. Depois dessa decepção, nunca mais se casou. Em 1963, ganhou um prêmio Tony por sua atuação na peça musical "Tovarich".
Vivien Leigh tinha fama de ser terrível e difícil de lidar nos sets, mas posteriormente foi descoberto que a estrela tinha Transtorno Bipolar, doença desconhecida na época. Morreu em 1967, aos 53 anos, devido a uma recaída da tuberculose que a atormentou por décadas.
Sua beleza incomum, seu grande talento e seu trabalho ficaram como legado para o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...